BIQ
BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA
UNICAMP
English version

Bem-vindo(a)!

Esta é a versão digital da tese de doutorado desenvolvida por Manuel Moreira Baptista e orientada pelo Prof. Dr. Pedro Faria dos Santos Filho no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Este hipertexto foi criado para permitir seguir os links, necessários para o completo entendimento do texto escrito em papel que está disponivel na biblioteca do IQ-UNICAMP.

Existem dois tipos de links neste hipertexto, na forma de figuras e na forma de palavras grifadas. O link na forma de figura, como o que é mostrado abaixo, presente no texto da tese, é representado por um ícone sobreposto.

Link 1.5 – Exemplo de animação criada usando o Blender®.
Fonte: http//www.blender.org/foundation

A outra forma de indicar um link é através de uma palavra sublinhada. O parágrafo a seguir, também presente no texto da tese, exemplifica esse tipo de link.

A forma como a ligação iônica é tradicionalmente ensinada, baseada na transferência de elétrons entre átomos isolados e neutros para formar o par iônico, pode ter sido criada a partir do famoso artigo de Lewis de 1916, The Atom and the Molecule (Lewis, 1916).

Pedimos que use a barra de navegação no topo da página, ou no fim, para seguir para os capítulos da tese. Desejamos-lhe uma boa navegação e esperamos que este trabalho contribua para estimular a sua capacidade de abstração e para facilitar a sua visualização tridimensional.

Manuel Moreira Baptista (m770596@hotmail.com)

Pedro Faria dos Santos Filho (pfaria@iqm.unicamp.br)

Instituto de Química / Caixa Postal n° 6154
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
13083 - 970, Campinas, SP, Brasil
© 2012-2013 BIQ