English version

Bem-vindo(a)!

Animações em 3D para o ensino de Química estimulam a capacidade de abstração e facilitam a visualização tridimensional. Este foi o tema da tese de doutorado desenvolvido por Manuel Moreira Baptista e orientado pelo Prof. Dr. Pedro Faria dos Santos Filho no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.

Por se tratar de um assunto que atualmente está na fronteira da pesquisa em educação, ou seja, por conter links, som e vídeo, foi necessário criar um hipertexto para a tese. Esse hipertexto, que em breve estará hospedado na biblioteca do Instituto de Química no endereço www.biq.iqm.unicamp.br/arquivos/770596/tese.htm, também pode ser acessado neste link.

Parte do trabalho não foi incluído no texto da tese porque continha informações que não eram necessárias para dar suporte à argumentação, ou porque essas informações continham detalhes matemáticos que não eram necessários para o entendimento do texto. Apesar dessas informações não terem sido incluídas no texto, foram fundamentais para o desenvolvimento de várias animações e, por esse motivo, foram documentadas. O empacotamento cúbico de corpo centrado e a determinação das coordenadas cartesianas (x,y,z) da cela unitária são dois exemplos de informação documentada.

Manuel Moreira Baptista (m770596@hotmail.com)

Pedro Faria dos Santos Filho (pfaria@unicamp.br)